CONSULTORIA

Apoio para uma organização mais resiliente, focada e produtiva

MODERNIZAÇÃO DA ESTRUTURA E DOS PAPÉIS

Para tornar sua organização mais leve, ágil e eficaz

Cerca de 30% da variação de performance de organizações podem ser atribuídos ao seu design organizacional*. Arquiteturas e estruturas deficientes levam a inúmeras contradições desgastantes: confusão quanto a papéis e accountability, falta de colaboração e coordenação entre áreas, incapacidade de compartilhar conhecimentos e gerar novas ideias, lentidão na tomada de decisão, complexidade desnecessária, stress e conflitos.

Ajudamos você a rever o design de sua organização, áreas e papéis. Além do costumeiro estabelecimento de atribuições, linhas de comunicação, responsabilidade e autoridade, apoiamos o design e a implantação de novas soluções como “job crafting”, “overlays” de redes formais ou informais, infraestruturas de conhecimento compartilhadas, arquitetura em hipertexto, squads e células bipartíveis para dar origem a organizações mais humanas, inovadoras, adaptáveis e produtivas.

Leia um artigo sobre o design de organizações de alta confiabilidade...

Quero saber mais sobre modernização da estrutura e dos papéis...

ANÁLISE DE REDES ORGANIZACIONAIS (ONA)

Para otimizar a performance por meio da colaboração

A análise de redes organizacionais (Organizational Network Analysis) é um conjunto de técnicas e ferramentas que permite um verdadeiro “raio x” da organização. Por meio dela é possível identificar quem são os verdadeiros líderes, atuais e potenciais, da organização em todas as suas áreas e níveis. É possível também identificar silos organizacionais e desenvolver formas de promover o trabalho colaborativo entre equipes e áreas. A ONA também pode ser aplicada para viabilizar e acelerar processos de mudança, promover a inovação e a criação de novas fontes de receitas, acelerar a integração em fusões e aquisições e muito mais.

Somos certificados pela Netform International para aplicação dos princípios e técnicas da análise de redes sociais para avaliar os fluxos de confiança na organização e detectar seus reais líderes, as pessoas que exercem um papel de influenciadores e formadores de opinião, independentemente de seu cargo, experiência ou outras características individuais. A partir daí, trabalhamos em conjunto com você no redesenho dessas redes para otimizar o fluxo de ideias, acelerar mudanças e potencializar a performance de líderes e liderados.

Veja um caso real aqui...

Quero saber mais sobre o mapeamento de redes humanas...

CULTURA ORGANIZACIONAL

Para tangibilizar crenças e promover a mudança de hábitos

Organizações com cultura forte obtêm maiores retornos sobre o investimento , crescimento nas vendas e maior valor de mercado em comparação a similares com cultura fraca. Por outro lado, culturas fortes podem inibir a capacidade de reagir a instabilidades no mercado. O sucesso baseado na cultura pode levar a conformismo (as pessoas não questionam os julgamentos, as decisões e as estratégias adotadas), acomodação com os resultados, falta de desafios e até arrogância. Quando surgem novas realidades a organização pode ter sérias dificuldades para encontrar caminhos fora de sua cultura para reagir e se reposicionar.

Ajudamos sua organização a fazer uma gestão proativa da sua cultura organizacional. Mapeamos as crenças vigentes e sua expressão em posturas e comportamentos. Apoiamos a concepção de novas crenças, que deem suporte aos objetivos estratégicos. E facilitamos a mudança de hábitos para promover a mudança de crenças. Aplicamos os conceitos e técnicas do Design de Comportamentos, disciplina emergente que tem desenvolvido e consolidado os modelos e métodos mais eficazes para a mudança de hábitos de indivíduos, equipes e organizações.

Leia mais aqui sobre a criação de uma cultura de consciência de custos...

Quero saber mais sobre os sprints de inovação...

PLANEJAMENTO A SERVIÇO DA AÇÃO

Para fechar as lacunas entre estratégia e execução

67% das estratégias de negócios, ainda que bem concebidas, fracassam em razão de deficiências em sua execução e 47% da performance financeira prevista não é efetivamente realizada. Planos estratégicos superdetalhados são paralisantes e nunca sobrevivem ao contato com a realidade. Eles impedem que as pessoas percebam oportunidades ou atuem velozmente para aproveitá-las. Costumam ser desenvolvidos e implantados “top-down”, o que tende a perpetuar premissas que podem estar obsoletas. E, além disso, subaproveitam as informações e a criatividade das pessoas mais próximas do ambiente em que a organização atua.

Ajudamos sua organização a implantar um processo de planejamento estratégico diferente. Um processo que foca todos os colaboradores nos aspectos estratégicos para a diferenciação do negócio. E que define um quadro de referência com regras simples para que todos atuem de forma autônoma, ágil e, ao mesmo tempo, estratégica e coordenada. Esse quadro dá aos líderes e colaboradores de toda a organização a orientação que precisam para tomar decisões e realizar ações para sua implantação sem o engessamento típico de planos “top-down” super detalhados e burocráticos.

Leia aqui um artigo sobre o elo perdido entre estratégia e execução...

Quero saber sobre o planejamento a serviço da ação...

SPRINTS DE INOVAÇÃO

Para criar novas experiências, configurações e ofertas

Empresas são incapazes de criar o futuro não porque são incapazes de prevê-lo, mas porque são incapazes de imaginá-lo. A fórmula que trouxe ao sucesso presente muito provavelmente não será a que levará ao sucesso futuro. Para inovar é preciso sonhar, imaginar o futuro, e questionar ortodoxias - em sua maioria tácitas - que podem estar prendendo a empresa ao passado.

Ajudamos a organização ou suas áreas por meio de um processo que catalisa, colhe e desenvolve ideias para inovações em produtos, serviços, soluções, modelos de negócios, canais, mercados, experiência do cliente e outras áreas estratégicas para o crescimento das receitas, da produtividade e da lucratividade do negócio.

Quero saber mais sobre os sprints de inovação...

REUNIÕES QUE FUNCIONAM

Para tornar as reuniões mais efetivas, criativas e prazerosas

Quanto custa uma reunião? E qual é o retorno sobre esse investimento? O custo de cada hora de reunião equivale à soma do custo horário de salários, benefícios e impostos de todos os seus participantes mais a produção perdida por eles durante esse tempo. Para não mencionar os custos invisíveis causados pelos sentimentos de frustração, irritação e tédio tão comuns durante e após as reuniões. E os custos podem ainda ultrapassar estes, mais diretos, de cada reunião. Só para dar uma ideia, uma análise feita em uma grande empresa revelou que seus colaboradores desperdiçavam cerca de 300.000 horas por ano (!) simplesmente em razão de uma reunião executiva semanal de sua diretoria.

Ajudamos você a redesenhar suas reuniões informativas, decisórias, de avaliação e acompanhamento, desenvolvimento de projetos ou treinamento para que se tornem momentos de enorme valor para resolver problemas difíceis, tomar decisões, criar novas ideias e reforçar o compromisso de todos com a ação.

Quero saber mais sobre reuniões que funcionam...

Princípios de atuação

  1. As células básicas de uma organização são as equipes. Portanto, as unidades básicas de mudança devem ser os grupos e não indivíduos isolados.

  2. Toda ação de desenvolvimento deve buscar a redução de qualquer tipo de competição entre partes da organização e o desenvolvimento de uma condição mais colaborativa.

  3. A tomada de decisão em uma organização saudável está localizada onde estão as fontes de informação e conhecimento sobre a realidade, e não em qualquer função ou nível hierárquico específico.

  4. Toda organização saudável tem comunicação geralmente aberta, confiança mútua e confiança entre equipes e entre os níveis.

  5. As pessoas apóiam o que ajudam a criar. As pessoas afetadas por uma mudança devem ter participação ativa e um senso de propriedade no planejamento e condução da mudança.

  6. Os problemas de hoje costumam vir das "soluções" de ontem. Soluções que apenas empurram o problema para outro setor geralmente ficam ocultas porque as pessoas que "resolveram" o problema não são as mesmas que herdam o novo problema.

  7. Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados, desde que feitas nos pontos certos. A maioria das pessoas sabe intuitivamente aonde esses pontos estão, mas tende a ajustá-los na direção errada.

  8. Descobrir qual é o problema certo é tão importante quanto resolvê-lo. Aconselhar raramente é tão poderoso quanto fazer perguntas úteis.

  9. A pessoa que está com um problema é o verdadeiro especialista sobre esse problema. O papel de um agente externo é delinear, formatar e disponibilizar condições para que as pessoas aprendam umas com as outras as mudanças que precisam fazer para eliminar o problema.

  10. Respeito, responsabilidade e honestidade. Tratar todos como seres humanos dignos, atuar para proteger os interesses legítimos atuais e futuros de todos e comunicar-se de forma verdadeira e tempestiva.